As Voltas que o Linho Dá - Arrincada do Linho

Voltar

Na passada sexta-feira, dia 24 de junho, realizou-se mais uma atividade inserida no ciclo "As voltas que o linho dá". Desta vez procedeu-se à "Arrincada" que contou com a presença de várias pessoas, sedentas de conhecer ou reviver esta atividade tão tradicional da nossa freguesia.
Foi um momento muito enriquecedor, com os ensinamentos das sábias senhoras que desde "A Sementeira" agarraram esta ideia e quiseram transmitir aquilo que faziam quando eram mais novas.

Contamos também com a presença das crianças que frequentam o ATL do Centro Escolar e tiveram o seu primeiro contacto com o linho, de uma forma muito entusiasta. No final tiveram a oportunidade de levar um molho de linho para mostrar às suas famílias.
De salientar a presença de José Costa e Célia Marques, dois santamartenses que estão envolvidos em trabalhos de investigação no Instituto Politécnico de Viana do Castelo e que escolheram o linho e a sua freguesia, para desenvolver trabalhos de grande relevo no âmbito da cultura do linho e da relação que os idosos têm com as atividades realizadas outrora. Estão lançadas as primeiras sementes para a criação, por parte da Junta de Freguesia, de programas de apoio ao envelhecimento ativo e o apoio destes e outros santamartenses é fundamental.
Uma palavra também para o Sr. António Louro que desde o inicio está envolvido nesta atividade e que disponibilizou a sua eira para a secagem do linho.
A cobertura fotográfica esteve a cargo de Sérgio e Sílvia Moreira, que estão sempre disponíveis para o apoio às atividades realizadas na freguesia.
Em breve irão realizar-se mais atividades inseridas neste belo e "tormentoso" ciclo do linho.

Freguesia de Santa Marta de Portuzelo