Discurso do Presidente da Junta na Tomada de Posse

Voltar

É com muita alegria que assinalo hoje o meu compromisso público enquanto Presidente da Junta da Freguesia de Santa Marta de Portuzelo.

Sinto hoje, mais do que nunca, a responsabilidade que me foi confiada pelos Santamartenses no dia 1 de outubro de 2017, fruto do sufrágio que ditou a escolha destes Santamartenses para ocuparem os lugares no Executivo e Assembleia de Freguesia.

Quero saudar os meus companheiros e colegas de Executivo Cristina Siano e Ricardo Afonso, que após quatro anos de trabalho estão disponíveis a dar MAIS por este projeto autárquico. Só é possível porque têm energia, resiliência e espírito de missão, características indispensáveis e fundamentais.

Gostava de cumprimentar e saudar a Ana Serra pela vontade que colocou no projeto à Junta de Freguesia, liderando uma equipa de pessoas empenhadas em dar muito do seu tempo em prol da sua terra.

Queria felicitar e desejar à Alice Antunes um bom mandato à frente do órgão deliberativo da Assembleia de Freguesia, estando certo que a experiência adquirida será uma mais valia para o seu desempenho. Aos restantes membros da Assembleia de Freguesia conto com a vossa compreensão e com o vosso espírito construtivo, e que possamos construir um projeto vencedor para os habitantes de Santa Marta de Portuzelo.

Após consulta popular, os Santamartenses escolheram-me, porque liderei este projeto, na companhia de uma equipa, também, com provas dadas. Ter vencido estas eleições foi a confirmação de que os Santamartenses acreditam no nosso programa, nas nossas intenções, nas nossas qualidades, na nossa garra, na forma como fazemos política.

A partir deste momento, passadas as eleições, vou ser o Presidente da Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo, de todos os cerca de 3800 habitantes da nossa terra.

Estarei disposto a ouvir as suas propostas, discuti-las e tratá-las com toda a seriedade e isenção.

Vamos trabalhar com o Engenheiro José Maria Costa como sempre fizemos, num espírito colaborativo e cooperante. Devemos saber respeitar a escolha das pessoas e estaremos sempre à altura para respeitar esta escolha. Quero dizer publicamente que sempre senti da parte do Executivo Municipal o respeito e consideração pelo nosso trabalho. E que é com o Executivo Municipal liderado pelo Engenheiro José Maria Costa que vamos trabalhar para a melhoria da qualidade de vida dos Santamartenses. Irei tentar agendar o mais breve possível uma reunião na Câmara Municipal para, desde já, transmitir as nossas ideias e garantir a colaboração com a nossa freguesia.

De imediato, convocaremos reuniões com as Associações, as Comissões de Festas, as Escolas, o Centro Paroquial, bem como o tecido empresarial, para mostrar a nossa disponibilidade na colaboração com a comunidade.

Quero acreditar que a experiência adquirida nestes quatro anos será uma vantagem para todos. O sentido de responsabilidade, rigor, proximidade e espírito de missão serão os pilares fundamentais para que o projeto seja exequível.

Procuraremos melhorar ainda mais a qualidade de vida dos Santamartenses reduzindo as assimetrias locais, promovendo a sua cultura e património, melhorando os equipamentos públicos, contribuindo para a melhoria das condições dos cidadãos, especialmente os mais idosos e desenvolvendo programas de apoio aos mais jovens.

Temos certo que também devemos procurar melhorar os serviços da Junta de Freguesia, diminuindo a sua despesa e contribuindo para o aumento das receitas próprias e do investimento. Teremos sempre presente uma postura de responsabilidade pública na gestão dos nossos dinheiros, definindo sempre critérios para a sua utilização.

A esta assembleia desejo que estes quatro anos sejam de trabalho profícuo, sério e tudo faremos para demonstrar responsabilidade e transparência em tudo o que nos seja exigido. Estaremos disponíveis para apoiar este órgão, colocando ao seu dispor tudo o que for necessário para o seu desempenho, respeitando especialmente a sua independência.

Aos Santamartenses peço a vossa participação assídua e ativa na vida da nossa comunidade, seja nas associações, nos movimentos, até mesmo nas Assembleias de Freguesia, usando a frontalidade e o debate de ideias.

 

SANTAMARTENSES;

 

É com muito orgulho e muita satisfação que vos saúdo, esperando poder contar, de todos vós, com a critica construtiva, respeitando os valores da vida, os valores sociais e/ou religiosos, bem como as convicções políticas. O interesse público e a sua defesa serão sempre o motor das políticas a desenvolver. A honestidade e frontalidade serão valores incorruptíveis. A transparência será sempre assegurada a todo cidadão.

A partir de hoje o nosso partido será a nossa terra, Santa Marta de Portuzelo.

Da mesma forma que contei convosco, todos sabem que poderão contar comigo, até ao limite das minhas forças.

 

A todos vos saúdo e agradeço.

 

Viva SANTA MARTA DE PORTUZELO

 

 

SANTA MARTA DE PORTUZELO; 19 de outubro de 2017

Freguesia de Santa Marta de Portuzelo