Morreu aquele que era considerado o “dançarino número 1” de folclore para muito vianenses

Voltar

Esta segunda-feira, morreu Isidro Palmeira, que era considerado por muitos vianenses o “dançarino número 1” de folclore. A notícia foi confirmada à Geice por Agostinho Mendes, amigo e colega do folclorista agora falecido.

Isidro Palmeira esteve, desde sempre, ligado ao Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo. Não participou na fundação do grupo, que aconteceu em 1940, mas desde cedo se juntou ao grupo e não mais deixou o folclore. Emigrou para França, onde viveu muitos anos, fazendo parte de diversos grupos de folclore. “Dizem”, afirma o senhor Agostinho Mendes, que Isidro Palmeira será o homem representado na estátua de homenagem ao folclore que está colocada em frente à estação de comboios de Viana do Castelo.

Quando regressou à terra, Isidro Palmeira foi convidado para fazer parte da “velha guarda” da Escola de Folclore do grupo de Santa Marta de Portuzelo e ainda participou em algumas atuações. “Ele era ativo em várias áreas”, admite o amigo, que recorda Isidro Palmeira como campeão de remo e também como figura de destaque do Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo.

O funeral de Isidro Palmeira está marcado para a tarde desta quarta-feira, em Santa Marta de Portuzelo.

Fonte: Rádio Geice

Freguesia de Santa Marta de Portuzelo